REPORTAGEM ESPECIAL 1º EDIÇÃO - FORMATO BLOG

 


 

Uma carreira versátil de um ícone do cinema, teatro e televisão brasileira.

Reportagem de Rodrigo T. Ribeiro e Silv

Publicado em 01/06/2024. 

Anselmo Carneiro Almeida Vasconcelos, ou simplesmente Anselmo Vasconcellos, é nascido no Rio de Janeiro em 1º de dezembro de 1952, trazendo consigo o talento e a paixão pelas artes cênicas .

_Meu primeiro espetáculo foi um auto que escrevi, dirigi e interpretei com dois amigos no pátio de um colégio. Nunca tinha feito ou estudado teatro antes. A montagem foi 'O Auto da Expiação' e a emoção daquele dia me acompa até hoje.

Nos conta Anselmo que com mais de 50 filmes em seu currículo, Anselmo Vasconcellos não apenas participou de produções memoráveis, mas também se destacou em papéis que ficaram gravados na memória do público. Desde "Se segura, malandro!" até "Brasília 18%", suas performances e talento o estabeleceram como um dos principais atores do cinema nacional e lhe renderam reconhecimento e admiração do publico.

 Foto de divulgação

 

Ao interpretar Eloina, foto a esquerda, protagonizou o considerado primeiro beijo gay do cinema nacional contracenando com Tônico Pereira.

A obra era “Republica dos assassinos” de Miguel Faria Junior e o ano 1979.

Sucesso no Cinema e na teledramaturgia

Não há como destacar filmes com mais ou menos relevância e sim relembrar atuações singulares como em 1982 no “O Segredo da Múmia”, de Ivan Cardoso, clássico do ‘Terrir’ em que interpreta uma múmia que viveu no Egito antigo.Esteve presente em um período áureo do cinema nacional, passou pelos tempos difíceis de boicote cultural e vive a Retomada.

__Eu acho que... algumas pessoas foram exiladas do Brasil e foram morar fora, não por sua vontade, mas forçadas. O período Collor, a extinção do patrimônio cultural fez com que eu  me sentisse também exilado. Foi muito difícil mesmo. Foi muito doloroso.

Na televisão, sua presença é igualmente impressionante. De telenovelas a programas humorísticos como "Bronco" e Zorra Total em suas duas fases, Anselmo conquistou o público com sua versatilidade e carisma.

Atualmente, sua atuação na novela "Genesis" e "Reis" da Record TV continua a encantar telespectadores de todas as idades. Vale ressaltar sua presença também em diversas minisséries.

Anselmo Vasconcellos, um artista inquieto, sempre em busca de desafios.

No entanto, a trajetória de Anselmo Vasconcellos vai além dos holofotes. Sua paixão pelas artes cênicas ,que como já dito, foi despertada de maneira inusitada onde a educação, por meio da escola o introduziu ao mundo do teatro. O que começou como um simples interesse logo se transformou em uma paixão avassaladora, levando-o a escrever, dirigir e produzir sua própria peça.

Em 2023 comemorou no CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal/RJ, O Festival Anselmo Vasconcellos 50 anos com a exibição de 6 filmes escolhidos pelo próprio Anselmo que proporcionaram aos espectadores reflexão sobre o cinema brasileiro e esteve em cena com o monologo “A cafona” onde interpreta um papel feminino.


 
Afirma Anselmo Vasconcellos que não é apenas um ator talentoso, mas também um exemplo de determinação, paixão e comprometimento. Sua jornada é um testemunho do poder transformador das artes e do impacto duradouro que um indivíduo apaixonado pode ter na cultura de um país.

 Créditos: https://publishrevistadigital.blogspot.com/

 

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas