4ª EDIÇÃO - REPORTAGEM ESPECIAL DE CAPA -FORMATO BLOG

 










Isabelita dos Patins:Uma Vida de Cor e Movimento

Reportagem de Rodrigo T. Ribeiro

Isabelita dos Patins, uma figura icônica e vibrante, nasceu de um encontro de alegria e fantasia no carnaval de 1971, no Copacabana Palace. Seu nascimento durante essa celebração não foi coincidência, mas sim uma amostra do que viria a ser uma vida marcada pela exuberância e pelo espírito festivo.

Seu nome foi inspirado na primeira-dama da Argentina na época, Isabelita, refletindo uma ligação com suas raízes argentinas e uma homenagem ao glamour e ao poder feminino, dado por uma moça que cruzou seu caminho e decidiu, ao saber que ele era argentino, que deveria ser batizado assim.

Por trás de Isabelita dos Patins está Jorge Omar Iglesias, nascido em Buenos Aires há 76 anos. A trajetória de Jorge é repleta de momentos marcantes e transformações, levando-o a se tornar a lendária drag queen que encanta multidões com seu carisma e estilo inconfundível.
 

 

A aposta que Entrou para a História

Um dos episódios mais memoráveis da vida de Isabelita ocorreu na noite de 31 de dezembro de 1993. Em uma boate situada na Avenida Atlântica. Isabelita aceitou uma aposta audaciosa de seus amigos: patinar até o Copacabana Palace completamente montada como drag e voltar. Vestida de maneira deslumbrante, ela partiu em sua missão e, ao chegar ao destino. Foi e voltou várias vezes, na última volta, ela notou um grupo de pessoas e muitos seguranças na entrada do hotel.

 

Curiosa sobre quem poderia ser o centro de tanta atenção, Isabelita se aproximou do grupo e se apresentou. As crianças ao redor começaram a gritar "beija, beija". Ela ficou sem entender nada.
 

Foi então que Isabelita notou a presença de um paparazzo em um homem, sem hesitar, pediu licença e segurou um homem pelo ombro, dando-lhe um beijo na boca. Ao beijar o homem, vários paparazzis apareceram por baixo dela e do homem e começaram a clicar em suas máquinas. Ela finalizou o beijo, eles riram e ela foi embora. Como não era no auge da internet, ela só ficou sabendo dias depois, em jornais do Brasil e outros tablóides, que havia beijado Fernando Henrique Cardoso, então Ministro da Fazenda e futuro Presidente do Brasil.

“Não tinha rede social naquela época. Era tudo jornal e revista. Quando dei por mim, estava estampado em todas as capas do Brasil e fora dele, meu beijo com o Ministro”, relembra Isabelita.

Uma Presença Marcante na Cultura e na Arte

sabelita dos Patins não é apenas uma figura da noite carioca, mas também uma presença importante na cultura e na arte. Ela teve uma exposição no Museu do Artesanato em Petrópolis, onde apresentou suas criações exibindo seu estilo único e artesanal. 


Foram inúmeras homenagens ao longo dos anos: Relembramos a apresentadora Sabrina Sato que chegou a homenageá-la em uma festa gay, vestindo-se como Isabelita e enviando-lhe o modelito de presente no dia de seu aniversário.

Já recebeu o titulo de Cidadão Honorario do Rio de janeiro, o que o deixa bem orgulhoso.

 


Outro momento significativo na carreira de Isabelita foi sua participação na novela "Travessia (Rede Globo).

“Gravei com uma máscara que reproduziu meu próprio rosto. A peça foi feita pelo artista plástico Ricardo Torres” conta Isabelita.

  

 

Conectando-se com o público 

Todos os sábados, das 9h às 14h, Isabelita pode ser encontrada na sua barraquinha na feira de antiguidades da Praça XV, no Rio de Janeiro. Ali, ela não apenas vende seus produtos, mas também compartilha histórias, sorrisos e seu espírito contagiante com todos que passam. “Olha, espero vocês na minha barraquinha”, diz a artista.

Para aqueles que desejam acompanhar mais de perto sua vida e aventuras, Isabelita está presente no Instagram sob o nome @isabelitadospatinsxx, onde continua a inspirar e encantar seus seguidores com sua energia vibrante e autenticidade colecionando fãs anônimos e famosos como Ary Toledo e Milton Cunha. (foto)


Isabelita dos Patins é uma embaixadora da alegria, da arte Drag e da diversidade.

Sua vida é um testemunho de muita coragem, criatividade e capacidade de transformar cada momento.

 

Com sua história única e seu espírito indomável, Isabelita continua a patinar pelo coração das pessoas, deixando um rastro de cor e felicidade por onde passa.

“Fui recebido de braços abertos no Brasil e pela receptividade que tive, acabei tornando aqui meu lar fora de casa”, finaliza a artista.

Isabelita Admirada e celebrada


Susy Brasil

Ator e Drag Queen

O primeiro ano que curti o carnaval LGBTI no Rio, vi Isabelita. Eu tinha 16 anos, fazia teatro e já tinha a vontade de me ‘montar’. Lembro que ela me cumprimentou na banda de Ipanema. Fiquei louco! Uma bailarina de cara branca, maquiagem super colorida, muitas bijuterias, deslizando sobre os patins. Era a cara da irreverência do Brasil… E não era brasileira. Mas se tornou. Conquistou nossos corações. Isabelita é a arte, o deboche, a alegria, a pinta, o luxo.


Nara Reis

Head de Novos Negócios

Isabelita personagem da vida real do Rio de Janeiro.

Festas, desfiles, carnavais e muitas fotos. São anos de dedicação de uma vida à arte e cultura. Para mim Isabelita representa alegria, simpatia e a energia do carioca que sabe viver a vida.


Luciana Coutinho

Atriz/ Professora de teatro

O que falar da Isabelita??

Ela é um acontecimento, uma festa, uma pessoa iluminada, alegre, pra cima! Sempre no astral e amiga! Conheço também Isabelita em outra versão! Querido e amado Jorge Omar.

Gratidão por toda sua alegria nessa vida.

Narjara Turetta

Atriz

Conheci Jorge quando eu vendia água de coco, pois ele vinha sempre no

 carrinho e ficávamos batendo altos papos e foi assim que fiquei íntima de 

Isabelita dos Patins, a quem sempre admirei e sempre encontrava nos eventos! 


Isabelita é só amor pelo Brasil, um performer Argentino de origem, totalmente brasileiro de coração. 

Uma personagem linda que homenageia uma mulher admirável: Isabelita Peron! Vida longa a  Isabelita

 dos Patins! A argentina mais brasileira que existe!


Bee Chá Eder

Ator, figurinista e Drag Queen

Isabelita é o símbolo da alegria, do carnaval, do Rio de Janeiro de sotaque portunhol! Uma diva que sempre admirei, com seu jeito único e seus balangandãs. Fiquei mais apaixonado quando tive a oportunidade de conhecer o grande Jorge atrás de toda maquiagem.


Sol Vega

Atriz/Ex. bbb

Admirável e corajosa a Isabelita dos Patins, que saiu de seu país, para vir trazer a alegria para nós Brasileiros.

Parabéns por sua coragem e dinamismo.

 

 



 


 

 

 

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas