DÉCIMA PRIMEIRA EDIÇÃO - REPORTAGEM ESPECIAL DE CAPA


Além do Meme: 
a verdadeira história de Sol Vega, a estrela do BBB 4

Reportagem de Rodrigo T Ribeiro

Solange Vega, mais conhecida como Sol Vega, entrou para a história do Big Brother Brasil 4 como uma das participantes mais autênticas do programa. Vinte anos se passaram desde que a ex-frentista do interior de São Paulo entrou na casa mais vigiada do Brasil e se tornou nacionalmente conhecida, especialmente após o episódio que cantou "Iarnuou", apelido dado à sua versão improvisada da música "We Are The World" durante uma prova de resistência.

"Na minha cabeça não passava nada, era uma coisa normal, porque eu convivia com pessoas que cantavam inglês errado e eu lembrava muito da época quando eu era criança, as minhas primas sempre cantavam essa música e cantava daquele jeito", revela Sol sobre o momento que virou meme Nacional.


Da frentista a atriz

Após sua passagem pelo reality, Sol decidiu seguir carreira artística e se formou em Artes Cênicas. "Eu me identifiquei quando saí do BBB. Vários programas me chamavam para eu fazer participação. Eu ia, e lembro que tinham algumas pessoas que ganhavam mais do que eu. E daí eu falei assim: 'cara, eu vou estudar artes cênicas'", conta a ex-BBB sobre o início de sua trajetória como atriz.

A carreira trouxe muitos desafios para Sol, que já participou de cinco peças teatrais e está ensaiando uma nova produção atualmente. Além disso, a artista fez uma participação na minissérie "Supermax" (2016) da Globo e atuou na série "Sobrevivendo no Inferno", interpretando a médica Hellen, uma cirurgiã plástica presa por matar uma paciente.
Personagem desafiador

"Fiz filmes independentes, continuo na luta, mas não mais com aquele entusiasmo que eu tinha antigamente. Essa carreira é muito difícil. Você vê gente que nem estudou, gente que nunca fez nada, eles colocam para trabalhar, e gente que está ali na luta, trabalhando, estudando, fazendo workshop, eles não estão nem aí, é muito injusta essa carreira", desabafa Solange.

O peso do meme "Iarnuou" e o preconceito na carreira

Apesar de ter conseguido construir uma carreira como atriz, Sol Vega admite que o meme "Iarnuou" prejudicou sua trajetória profissional. A ex-BBB afirma que ainda é alvo de preconceito e que o público do programa a enxerga como a mesma pessoa de 2004, sem considerar as mudanças e o amadurecimento vindos com o tempo.

Por conta dos preconceitos que enfrenta, Sol não se considera bem-sucedida e enxerga a atuação mais como um hobby do que uma profissão. "Por isso que hoje eu tiro mais como hobby, uma coisa que eu faço porque gosto, não para me sustentar, não para me manter. O que me mantém hoje são as vendas das minhas roupas e as ‘publis’ que eu faço no Instagram", revela.
A briga histórica com Marcela Queiroz, a "Mama"

Um dos momentos mais marcantes do BBB 4 foi a intensa discussão entre Sol e Marcela Queiroz, conhecida como "Mama". A briga, cheia de ofensas, marcou a edição e é lembrada até hoje pelos fãs do programa.

"Apesar de eu não ter começado a briga, quem começou foi ela me ofendendo, e daí eu reagi do meu jeito, eu lembro que na época eu já achava que era ridículo tudo que a gente fez", relembra Sol sobre o episódio. "Por mais que eu estivesse dando risada por fora, mas eu estava acabada por dentro. Eu fui no confessionário para pedir para sair!"

A ex-BBB afirma que, se a situação ocorresse hoje, seria completamente diferente. 

"Ela foi muito preconceituosa e foi muito racista da parte dela, e eu sabia que tinha que me defender.

Só que se fosse hoje, eu não ia usar os argumentos que eu usei naquela época", afirma Sol Vega, que nunca mais encontrou Marcela após o reality.

Questionada sobre o Big Brother Brasil atual, Sol reconhece que o programa evoluiu bastante.



"Eu acho que o programa mudou muito. Muitas coisas mudaram, muitas coisas que antes a gente não tinha, agora tem", observa a ex-BBB.

Protagonismo negro no BBB

Uma casa com a maioria negra de participantes, ou um vencedor de reality era impensável, perguntamos a Solange Vega sua opinião sobre esse assunto. Sol destaca especialmente a maior diversidade racial nas edições atuais. "


Até na questão também de pessoas pretas dentro do programa, porque antes eram só dois participantes, agora eles colocam várias pessoas. Nesse quesito aí está de parabéns", elogia. 


No entanto, para Sol, uma coisa permanece inalterada:

"Só acho que talvez, o que não mudou foi a sensação de ficar trancado dentro lá da casa. Essa, eu acho que nunca vai mudar".

A ex-BBB relembra a intensidade da experiência: "A convivência lá é muito intensa. Um dia parece que já faz um mês que a gente está lá. Então, é tudo muito excessivo, ficar trancado dentro de uma casa. As coisas acontecem de forma rápida e com intensidade."

Sonhos e projetos futuros

Apesar das dificuldades enfrentadas na carreira artística, Sol Vega mantém alguns sonhos.

Um deles é atuar ao lado de Fernanda Montenegro, uma referência na dramaturgia brasileira. Fernanda Montenegro é o exemplo da dramaturgia. A filha dela está em destaque. Para mim seria uma honra e seria um privilégio atuar ao lado dela". Confessa, demonstrando sua admiração pela veterana atriz.

A ex-BBB segue em busca de oportunidades no meio artístico, conciliando sua paixão pela atuação com outras atividades profissionais.


Mesmo após 20 anos de sua participação no reality, Sol Vega continua reinventando sua trajetória e buscando seu espaço no meio artístico brasileiro, provando que há muito mais por trás da personagem que ficou conhecida por cantar "Iarnuou" em Rede Nacional.

Uma mulher empoderada que encara o futuro de forma leve e sempre com coragem para abraçar novos desafios.

 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas